8 de outubro de 2010

O saldo das urnas

Excelente resumo de João Alberto Sobral Cristina Henriques


http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/10/05/viver7_0.asp
w Terceiro mais votado para estadual, com quase 100 mil votos, Guilherme Uchoa consolida seu nome para o terceiro mandato como presidente da Assembleia Legislativa. Sílvio Costa Filho foi o quarto mais votado, com 81 mil votos.

w Pedro Corrêa teve vitória dupla. Foram eleitos deputados federais, a filha Aline, em São Paulo, e o genro Roberto Teixeira, em Pernambuco.

w Com 121 mil votos, Roberto Freire foi eleito deputado federal por São Paulo e deixa de ser o suplente de Jarbas Vasconcelos, que agora é José Arlindo.

w Dilma Rousseff teve resultado muito menor do que Lula em 2006 em Pernambuco. Teve 60% dos votos, contra 70,9% do presidente.

w Segundo o TSE, 49 candidatos foram presos ontem no país por crime eleitoral, e 2,2 mil urnas eletrônicas tiveram que ser substituídas.

w A disputa mais acirrada no segundo turno deve ser na Paraíba, onde José Maranhão e Ricardo Coutinho praticamente empataram ontem. A diferença foi de pouco mais de oito mil votos.

w Osmar Dias que teve um gesto, digamos, pouco correto com o irmão Álvaro Dias, que acabou sem ser vice de Serra, perdeu a eleição no Paraná.

w Oposição perdeu importantes líderes no Senado: Tasso Jereissati, Heráclito Fortes, Arthur Virgílio e Marco Maciel.

w O folclórico Mão Santa não conseguiu se reeleger no Piauí e não poderá mais fazer seus quilométricos discursos no Senado.

w A vitória mais emocionante no primeiro turno foi de Geraldo Alckmin, com 50,63% dos votos. Por muito pouco, não teve que enfrentar um segundo turno.

w Aloysio Nunes, um dos únicos a usar a imagem de FHC na sua campanha, contrariou todas as pesquisas e foi o primeiro senador eleito por São Paulo.

w A confirmação de Serra no segundo turno fez com que Sérgio Guerra desistisse de conceder a coletiva bombástica que havia prometido para o domingo, depois da eleição.

w Uma dúvida decisiva para o segundo turno dos presidenciáveis: Qual dos candidatos a surpreendente Marina Silva irá apoiar?

w Muita gente foi votar no domingo sem saber o número da seção. Só se lembraram de levar o documento com foto.

w Com 1,3 milhão de votos, Tiririca foi o deputado federal mais votado do Brasil e leva para Brasília muita gente com poucos votos. Já os artistas Netinho, Frank Aguiar, Agnaldo Timóteo, Juca Chaves, Kiko e Leandro do KLB, Raul Gil Júnior, Reginaldo Rossi e Batoré não foram eleitos.

w Entre os jogadores, Romário, Derley, Bebeto, Marques e Roberto Dinamite foram eleitos. Já Marcelinho Carioca, Túlio Maravilha, Ademir da Guia, Vampeta e Robgol perderam. Pampa, do vôlei, e Maguilla e Popó, do boxe, também não se elegeram em São Paulo e na Bahia, respectivamente.

w As mulheres-frutas, Pera e Melão e Tati Quebra Barraco entre os perdedores.

w O ex-BBB Jean Wyllys será deputado federal pelo Rio, com apenas 13 mil votos.

w O pernambucano Romero Jucá foi reeleito senador por Roraima. Sua campanha foi feita pelo marqueteiro pernambucano Fernando Veloso.

w O delegado da PF Protógenes Queiroz teve quase 100 mil votos, mas não conseguiu se eleger em São Paulo. Kiko do KLB, Agnaldo Timóteo, Juca Chaves também não se elegeram.

w Bancada feminina da Assembleia, a maior na história da instituição, diminuiu. Não foram eleitas Carla Lapa, Ceça Ribeiro, Dilma Lins, Elina Carneiro, Isabel Cristina, Jacilda Urquiza, Miriam Lacerda e Terezinha Nunes. Apenas Tereza Leitão foi reeleita e terá a companhia das novatas Raquel Lyra, Laura Gomes e Mary Gouveia. Cai de nove para quatro representantes.

w Ana Arraes teve votos para deputada federal em todos os 186 municípios do estado.

w Os dois mais votados para estadual são evangélicos da Assembleia de Deus: Pastor Cleitor Collins e o Presbítero Adauto.

w Etore Labanca comemorou muito a eleição do filho Vinicius para deputado estadual, com 43 mil votos e a não eleição do seu principal opositor em São Lourenço da Mata, Jairo Pereira, que só teve 18 mil votos.

w Severino Ramos, do PMN, foi eleito deputado estadual com 20.182 votos. Menos do que os 35 candidatos que não se elegeram.

w Fafá de Belém ligou para Renata Campos durante a apuração dos votos, domingo. Assim que a primeira-dama atendeu, ela foi logo cantando "O povo quer aquele que fez mais#".

w Os primeiros suplentes de deputado estadual da coligação de Eduardo Campos são, pela ordem: Augusto César, José Maurício Cavalcanti, Esmeraldo Santos, José Humberto Cavalcanti, Izabel Cristina, Bispo Odéssio Silva, Sebastião Rufino, Manoel Ferreira e Cyro Coelho.

w Muitas canjas musicais animaram a festa da vitória de Eduardo Campos, na Usina Dois Irmãos: Entre os políticos que mais fizeram sucesso, Sílvio Costa e Sílvio Costa Filho, que cantaram juntos.

w São primeiros suplentes de federais: Vilalba de Jesus, Ninho, Josenildo Sinésio e Negão Abençoado.

w Muitos candidatos a deputado não tiveram um só voto. Muitos são funcionários públicos que, em toda a eleição, aproveitam a absurda brecha da Lei Eleitoral para ficar meses ganhando sem trabalhar.

w Entre as maiores surpresas: a não reeleição de Airinho, Priscila Krause, Bringel, Ciro Coelho, José Alves, Geraldo Coelho, Jacilda Urquiza, Manoel Ferreira, Pedro Eurico, João Mendonça, Múcio Magalhães, Terezinha Nunes e Sebastião Rufino.

w Reginaldo Rossi, que disputou mandato de deputado estadual, acabou com 14.934 votos.

w Eduardo da Fonte acabou sendo a grande surpresa da eleição, com mais votos do que João Paulo


APBS - Associação de Moradores do
Pina, Boa Viagem e Setubal
apbsrecifepe@click21.com.br
Nosso blog - www.apbsrecifepe.blogspot.com
Twitter @CristinaAPBS
F.(81)91422712
Boa Viagem - Recife/PE
Nosso Jornal - www.gazetanossa.net.br
“Estamos aqui somente para trazer Paz para nossa própria vida, e se trazemos a Paz para nossa vida tudo em nossa volta descobre seu próprio lugar, seu ritmo e Paz". Morrnah Simeona

0 comentários:

Postar um comentário