19 de setembro de 2009

COLETA SELETIVA

Em 26 de julho de 2008 a PCR organizou um encontro com o coordenador da DLU/EMLURB,André Penna,para discutir o destino final do lixo na Capital.Com empresários e Instituto Ethos www.ethos.org.br
(fonte DP 26 JUL 2008 - Vida Urbana C5)
Agora temos outro prefeito,e precisamos saber quem ficou no lugar de André Penna.
O evento foi uma forma de levar a questão do meio ambiente às empresas privadas(*) e incentivar que essas empresas disseminem conceito de sustentabilidade
Os números da época -
Em 2001,no inicio da implantação do Programa,foram coletadas mais de 7,3 mil toneladas de material reciclável
Em 2007,foram mais de 16 mil toneladas,volume que representa cerca de 3% do total de lixo coletado na capital pernambucana.
Se dá trabalho varrer a casa 1 vez por dia,imaginem que as ruas de maior movimentação são varridas 6 (seis)vezes,segundo André Penna (e o ex-vice-prefeito Luciano Siqueira),
Notadamente há uma necessidade URGENTE de uma atitude socioambiental,discutir à exaustão e incentivar a responsabilidade ambiental na sociedade civil.
No encontro do ano passado 30 empresas e instituições enviaram representantes.Podemos começar procurando Solange Rubios, da Internethos. Muitas empresas daquele encontro já têm um trabalho socioambiental.Os encontros eram mensais.
A idéia é engajar as empresas que ainda não desenvolvem programas - nosso caso - condomínios alheios à realidade.
(*)Condominios são empresas.Buscar a participação efetiva dessas empresas
O objetivo é :
1)Reduzir o desperdício
2)Controlar o volume do lixo.
3) Para a APBS especificamente - na medida do possivel,gerar trabalho e renda e tirar todos os catadores das ruas.

Solange Rubios coordena a Internethos - Rede de Responsabilidade Social Empresarial pela Sustentabilidade do Instituto Ethos.Segundo Solange,aqueles encontros mensais eram uma forma de aproximar a questão socioambiental dos grupos privados e mostrar o caminho para ir adiante da questão econômica da empresa ou instituição.
É preciso incentivar,provocar essas empresas e instituições para disseminarem os conhecimentos adquiridos para seus clientes,fornecedores,funcionários.
É necessário a criação de uma espécie de Rede."As empresas podem agir ATIVAMENTE na mudança de sua região e DEVEM procurar refletir sobre a situação que se encontra o mundo hoje. E QUAIS AS ATITUDES A SEREM TOMADAS PARA TORNÁ-LO MELHOR".

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